Destaques

“Pequenos Olhares CBO” entrega óculos a 270 crianças em Brasília

“Pequenos Olhares CBO” entrega óculos a 270 crianças em Brasília

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) entregaram, nesta quinta-feira (21), óculos novos a 270 crianças em Brasília. A cerimônia, que contou com a presença da presidente do CBO, Wilma Lelis, foi um desdobramento do projeto “Pequenos Olhares CBO”, que atendeu gratuitamente mais de 600 estudantes durante o 68º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, sediado na capital federal em setembro.

Estudantes de diversas escolas públicas do DF participaram do evento, acompanhados por pais e professores. Além de Wilma Lelis, também estiveram presentes a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, e Anderson Andrade, representante da Secretaria de Justiça do DF, também apoiadora da iniciativa.

Para a ação deste ano, a triagem foi realizada por professores da SEDF, que identificaram dificuldades de aprendizagem, distração e sinais de problemas oculares, como vermelhidão e secreção nos olhos. Esses alunos foram encaminhados para o atendimento médico realizado por voluntários de todo o Brasil, durante o congresso de oftalmologia.

Para a presidente do CBO, a ação tem um impacto além dos alunos atendidos e representa uma mobilização em prol da saúde ocular infantil para o futuro. “Esse tipo de atividade faz com que diversas pessoas, como diretores e professores, se atentem aos olhos das crianças. Quando os profissionais da educação receberem novas turmas, certamente estarão mais atentos à saúde ocular dos alunos, pois já receberam a orientação necessária”, destacou Wilma Lelis.

Segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, os resultados da ação alcançam a melhoria do ensino no DF. “Os óculos despertam a segurança e trazem a possibilidade da criança ter as aprendizagens aperfeiçoadas”, afirmou.

 

Ação contínua

Durante os atendimentos, os médicos oftalmologistas voluntários do “Pequenos Olhares CBO” se surpreenderam ao diagnosticar quadros incomuns de doenças oculares em algumas crianças. Esses casos foram inseridos no sistema de saúde do DF, garantindo acompanhamento e tratamento por especialistas locais.

Além disso, a experiência reforçou a importância de continuar a expandir iniciativas como essa para outras regiões do país. Com esse propósito, o CBO planeja realizar novas edições do “Pequenos Olhares” a cada congresso anual, sempre na cidade que sedia o evento. “Queremos colaborar com a população, então nós, oftalmologistas do Brasil todo, nos reuniremos para novas ações sociais de muito impacto”, enfatizou a presidente do Conselho, Wilma Lelis.

Durante o evento, que reúne especialistas de todo o Brasil para palestras sobre diversos temas relacionados à saúde ocular, os voluntários dedicam parte do tempo para realizar os atendimentos. O projeto conta com o apoio de parceiros que fornecem os equipamentos necessários para os exames, além de armações e lentes.

Talvez te interesse também:

 
Como a cirurgia de catarata recupera a visão?

Matérias

Como a cirurgia de catarata recupera a visão?

Cerca de 12 milhões. Essa é a quantidade de casos de cegueira por consequência da catarata em todo o mundo....

Covid-19 e seus olhos: o que é importante saber

Matérias

Covid-19 e seus olhos: o que é importante saber

Existem muitos tipos de vírus que integram o grupo chamado de coronavírus. O novo tipo, responsável pela atual pandemia é chamado COVID-19...

Supremo Tribunal Federal confirma:  quem cuida dos olhos é o médico oftalmologista

Destaques

Supremo Tribunal Federal confirma: quem cuida dos olhos é o médico oftalmologista

Se um profissional que trabalha em uma ótica escolher, indicar ou aconselhar lentes de grau, está cometendo exercício ilegal da Medicina....

Top