Matérias

10 cuidados fundamentais com os olhos no dia a dia

10 cuidados fundamentais com os olhos no dia a dia

Para ter uma visão saudável, é importante que tenhamos cuidados e hábitos essenciais com nossos olhos no dia a dia. Um dos nossos órgãos mais sensíveis, os olhos estão sujeitos a diversos fatores, como luminosidade, vento e poeira, e ainda são expostos a cosméticos. Por isso, necessitam de nossa atenção, inclusive com a adoção de medidas de higiene ocular simples, que reduzem o risco de problemas visuais e desconfortos e influenciam diretamente no nosso bem-estar e saúde.

A Veja Bem apresenta 10 cuidados fundamentais para manter uma visão saudável: 

Lave bem as pálpebras – Diariamente, lave os cílios e as pálpebras com água, podendo associar soluções específicas para a limpeza ocular ou xampu neutro. Não se esqueça de enxaguar bem. 

Evite coçar os olhos – A estrutura dos olhos é muito sensível e a pressão exercida na área pode provocar lesões e doenças graves. 

Evite colocar as mãos nos olhos – As mãos têm impurezas e podem levar bactérias para os olhos, desenvolvendo, por exemplo, uma conjuntivite bacteriana. Cuidado para não colocar as mãos nos olhos após ter utilizado álcool gel. 

Não use colírios sem orientação médica – Colírios e lubrificantes só devem ser usados com indicação médica. Em caso de qualquer desconforto ou problema visual, procure um médico oftalmologista. Ele é o profissional indicado para cuidar da saúde dos seus olhos. 

Consulte periodicamente um oftalmologista – A realização de consultas de rotina ao oftalmologista é fundamental para garantir a saúde dos olhos e atuar na prevenção de doenças. A avaliação oftalmológica deve acontecer em todas as fases da vida: desde o nascimento, passando pela infância e adolescência, fase adulta até chegar à terceira idade. 

Cuidado com as lentes de contato – Sempre que for colocar e retirar as lentes, é importante higienizar as mãos, pois elas são um meio de transporte para sujeiras, bactérias e vírus para os olhos. Não dormir, nadar ou tomar banho com as lentes, respeitar o tempo de troca e somente lavá-las com produtos específicos. A adaptação de lentes de contato deve ser realizada por um médico oftalmologista. 

Remova toda a maquiagem – Nunca durma com a maquiagem para não obstruir os poros com acúmulos de substâncias nos olhos. O uso de demaquilantes é permitido, de preferência testados dermatologicamente e com características hipoalergênicas. 

Use óculos de sol de qualidade – Os óculos de sol são essenciais para proteger a visão nos dias de sol, mas também em dias nublados, pois evitam o desenvolvimento de doenças oculares, assim como conferem conforto visual. Para garantir a saúde dos olhos, use óculos de sol que oferecem proteção contra os raios UVA e UVB. 

Tenha uma boa alimentação – Substâncias presentes em alguns alimentos são essenciais para a saúde ocular. Lembre-se que alimentação saudável ajuda o organismo no fortalecimento da imunidade e no controle de diversas doenças, como diabetes e hipertensão, que podem afetar seriamente a visão. Invista em alimentos ricos em vitaminas A, C, E, ômega 3 e ômega 6, que auxiliam na prevenção de problemas como glaucoma, catarata, degeneração macular e olho seco. 

Durma bem – É muito importante ter uma boa qualidade de sono para a hidratação e descanso dos olhos. O recomendado é ter de 7 a 8 horas de sono.

Talvez te interesse também:

 
Dia Mundial da Visão - Saúde Ocular no Trabalho

Destaques

Dia Mundial da Visão - Saúde Ocular no Trabalho

Dia Mundial da Visão - Saúde Ocular no Trabalho ...

Os prejuízos de usar óculos falsificados

Matérias

Os prejuízos de usar óculos falsificados

o formato pode até parecer com o original, mas a funcionalidade nem de longe é a mesma....

Alimentação saudável garante saúde ocular

Matérias

Alimentação saudável garante saúde ocular

Uma alimentação saudável previne várias doenças em órgãos vitais do corpo humano, incluindo os olhos...

Top