Destaques

Alerta: CBO reforça que tatuagem na córnea só deve ser feita em pessoas cegas

Alerta: CBO reforça que tatuagem na córnea só deve ser feita em pessoas cegas

Foto: © Pref de Três Barras SC/Divulgação/Direitos Reservados

 

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) faz um alerta à população: mudar a cor dos olhos por meio de pigmentação da córnea é uma cirurgia de alto risco, com efeitos irreversíveis, e só deve ser feita em pessoas cegas ou com visão extremamente reduzida, para fins estéticos reparadores.

O procedimento, chamado ceratopigmentação — ou popularmente “tatuagem da córnea” — ganhou destaque nas redes sociais, com influenciadores mostrando olhos coloridos após a cirurgia. No entanto, especialistas alertam que a técnica não é segura em olhos saudáveis e pode provocar complicações graves, incluindo perda severa da visão.

“O uso desse procedimento com finalidade puramente estética não é recomendado. Pode causar infecções, inflamações difíceis de tratar e alterações na córnea que são irreversíveis, dificultando futuros exames oculares ou cirurgias, como a de catarata”, afirma a presidente do CBO, Wilma Lelis.

Entre os riscos estão lesões na córnea que podem levar até à perfuração do olho, infecções graves, inflamações internas (uveítes), aumento da pressão intraocular e, em casos extremos, cegueira. Pessoas que já passaram pela cirurgia relatam sintomas como dor, ardência, sensação de areia nos olhos, sensibilidade à luz e lacrimejamento constante.

A ceratopigmentação é uma técnica cirúrgica em que pigmentos coloridos são implantados nas camadas internas da córnea, principalmente para camuflar manchas brancas visíveis em olhos cegos. Trata-se de uma cirurgia reparadora, voltada a melhorar a aparência e autoestima de pessoas que perderam totalmente a visão em um dos olhos. “Não é um procedimento estético comum e só deve ser considerado quando outras opções, como lentes coloridas ou próteses, não funcionam”, explica José Álvaro Pereira Gomes, presidente da Sociedade Brasileira de Córnea (SBC).

Diante dos riscos, tanto o CBO quanto a SBC enfatizam que qualquer intervenção nos olhos deve ser conduzida exclusivamente por oftalmologistas. Procedimentos como a ceratopigmentação não podem ser tratados como soluções estéticas simples ou seguras. A saúde ocular requer cuidados baseados em evidências científicas, ética profissional e zelo pela integridade do paciente.

Talvez te interesse também:

 
A saúde ocular da mulher: o que você precisa saber

Matérias

A saúde ocular da mulher: o que você precisa saber

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), duas a cada três pessoas cegas no mundo são mulheres...

Ambliopia: como identificar e prevenir o “olho preguiçoso”

Matérias

Ambliopia: como identificar e prevenir o “olho preguiçoso”

Também conhecida como olho preguiçoso, a ambliopia é um problema ocular que atinge de 2 a 3% da população infantil....

Atendimento oftalmológico de crianças no SUS retoma nível pré-pandemia

Destaques

Atendimento oftalmológico de crianças no SUS retoma nível pré-pandemia

Cuidados tinham sido "severamente" afetados no período, diz Conselho...

Top