Matérias

Beleza estética, plástica e os olhos

Beleza estética, plástica e os olhos

Você já se olhou no espelho e achou que alguma coisa não estava em harmonia nos seus olhos? Talvez um excesso de pele nas pálpebras, ou uma flacidez que atrapalha a visão? Esses são alguns dos problemas que podem incomodar e afetar a sua autoestima ou até mesmo comprometer a funcionalidade dos olhos. Nesses casos, o mais indicado é consultar o cirurgião oculoplástico, oftalmologista com especialização em plástica das pálpebras, sistema lacrimal, órbita e áreas anexas. Na Oftalmologia, a subespecialidade de plástica ocular avalia não somente as necessidades estéticas, mas também a saúde dos olhos.

As cirurgias de plástica ocular podem intervir esteticamente na região dos olhos, melhorando o aspecto de cansaço ou retirando excessos de pele, mas também têm indicações funcionais, como nos casos de pterígio (membrana que cresce sobre o olho em direção à córnea) ou de tumores tanto malignos como benignos, que podem limitar o campo visual. Qualquer que seja o seu caso, é importante fazer uma avaliação oftalmológica com o cirurgião oculoplástico para saber mais sobre indicações, riscos e benefícios da plástica ocular.

As principais indicações para cirurgias de plástica ocular:

Blefaroplastia – Remoção de pele em excesso na pálpebra superior e/ou inferior.

Ptose Palpebral – Quando a pálpebra superior está mais baixa que o normal.

Ectrópio/Entrópio – É uma alteração anatômica da borda palpebral, podendo ser para fora (ectrópio), ou para dentro em direção ao globo ocular (entrópio).

Blefaroespasmo – Quando há contração muscular involuntária da pálpebra e dos músculos ao redor dos olhos.

Obstrução das vias lacrimais – O canal lacrimal é responsável pelo escoamento da lágrima. A obstrução gera lacrimejamento constante e inchaço das pálpebras.

 Pterígio – É uma membrana que avança sobre a córnea. Não causa perda da visão, mas pode afetar a acuidade visual.

Tumor Palpebral – Remoção do tumor e reconstrução das pálpebras.

Triquíase – Alteração na direção dos cílios, que se encontram invertidos de modo que tocam o globo ocular e provocam grande desconforto.

Lagoftalmo Paralítico – Incapacidade de fechamento da pálpebra por completo após paralisia facial temporária ou permanente.

Estética – Remoção de pele e gordura ao redor dos olhos e aplicação de toxina botulínica (comercialmente conhecida como Botox) para minimizar os efeitos do envelhecimento da pele.

 

Talvez te interesse também:

 
mitos e verdades sobre blefarite

Matérias

mitos e verdades sobre blefarite

À primeira vista, um nome atípico, mas a doença é mais comum do que parece, sendo, muitas vezes, confundida com terçol ou conjuntivite...

Pressão ocular: você sabe o que é?

Matérias

Pressão ocular: você sabe o que é?

O principal tratamento atual para o glaucoma consiste em reduzir a pressão intraocular, saiba mais sobre esse tema...

Por que o oftalmologista é o profissional que deve cuidar dos seus olhos?

Matérias

Por que o oftalmologista é o profissional que deve cuidar dos seus olhos?

Quando se trata de saúde, todos deveriam ter o mesmo cuidado: procurar um especialista!...

Top