Matérias

Brasil que enxerga: teleorientação gratuita em saúde ocular

Brasil que enxerga: teleorientação gratuita em saúde ocular

A população brasileira e mundial está vivendo um momento delicado, onde a recomendação é ficar em casa e evitar a aglomeração de pessoas, a fim de reprimir o avanço da pandemia Covid-19.

Nessa fase, o atendimento médico em todas as áreas tambem se torna restrito. A boa notícia é que no caso de desconfortos em relação à saúde ocular os brasileiros poderão contar com o apoio extra de oftalmologistas voluntários, recrutados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

De acordo com o Vice-Presidente do CBO, Cristiano Caixeta Umbelino, o Brasil que Enxerga consiste em uma Política de Saúde, que engloba ações de assistência, educação e acesso à saúde ocular, o que inclui a teleorientação, fundamental nesse período de pandemia e isolamento social. O serviço de teleorientação gratuita, por meio desse projeto, teve início no dia 27 de abril e já conta com uma equipe de mais de 100 especialistas voluntários, e esse número tende a crescer diariamente.

O Oftalmologista Alexandre Chater Taleb, Coordenador do Projeto, esclarece que a ação não pode ser encarada como teleconsulta, mas sim um bate papo médico para orientações frente a problemas oculares.

“A teleorientação consiste na interação direta entre o médico e o paciente através de tecnologias de comunicação e informação para que o médico possa orientar medidas gerais de saúde em relação às diversas condições. Não se confunde com a teleconsulta, pois não resulta na prescrição de receitas ou na indicação de exames. Dependendo do caso, o paciente pode ser direcionado para uma consulta presencial, sendo possível orientá-lo sobre os locais mais próximos da região onde mora”, ressaltou o médico.  

O Presidente do CBO, Dr. José Beniz Neto, destacou que a meta final do programa será a inserção da assistência oftalmológica na atenção primária do SUS, e que estão sendo planejadas inúmeras ações para obter a valorização social da Saúde Ocular e dos médicos oftalmologistas. A Diretoria do CBO esclarece ainda que a teleorientção é uma das modalidades de telemedicina autorizadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Como obter a teleorientação?

O cidadão que deseja agendar sua teleorientação em saúde ocular, deverá realizar seu cadastro no site www.brasilqueenxerga.org.br  e escolher um dia e horário, dentre as opções disponíveis no sistema.  Após concluir o agendamento, ele receberá as instruções para acesso à sala virtual na qual irá conversar com o Oftalmologista.   

Talvez te interesse também:

 
Retinose pigmentar

Matérias

Retinose pigmentar

Hereditária, irreversível e degenerativa, a retinose pigmentar constitui uma série de alterações genéticas...

Conselho Brasileiro de Oftalmologia alerta sobre repercussões das doenças raras na saúde ocular

Matérias

Conselho Brasileiro de Oftalmologia alerta sobre repercussões das doenças raras na saúde ocular

No Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, existem mais de 13 milhões de pessoas com doenças raras...

Top