O tempo de exposição às telas, que já era alto, aumentou após o início da pandemia de Covid-19. Com medidas de isolamento social e aulas remotas, o tempo ao ar livre diminuiu, enquanto o uso de celulares e computadores segue crescendo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box, entre crianças de 7 a 9 anos, a proporção que usa smartphone por três horas ou mais por dia saltou de 30% para 43% em um ano. Além disso, 37% das crianças com idades entre 10 e 12 anos usam o smartphone por 4 horas ou mais por dia. É certo que o excesso de exposição causa prejuízos à saúde, incluindo a visão.
A tecnologia é, de fato, uma grande aliada no dia a dia e facilita inúmeras tarefas. As aulas on-line, que fazem parte da rotina da maior parte das crianças durante a pandemia, permitem novas possibilidades em um momento em que a ida às escolas pode aumentar o risco de contaminação. Contudo, é importante ter muita cautela, pois o excesso pode ser um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças oculares, como a Síndrome da Visão de Computador (CVS) e os erros refrativos, especialmente a miopia.
Um estudo realizado pelo JAMA Ophthalmology constatou um aumento significativo dos casos de miopia entre crianças de 6 a 13 anos. A sugestão é que este crescimento esteja associado ao tempo insuficiente gasto em atividades ao ar livre e à maior duração de atividades que exigem a visão para perto, como usar o computador e o celular. Esses dados são preocupantes, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que metade da população mundial será míope em 2050.
A OMS publicou um manual com recomendações quanto ao tempo de tela, atividades físicas e sono para crianças. De acordo com o material, o ideal é que elas não sejam expostas às telas antes de completarem 1 ano de idade e que esse tempo seja de, no máximo, 60 minutos, até os 4 anos. A Sociedade Brasileira de Pediatria também publicou um manual de orientação, chamado #menos tela #mais saúde, que reitera as orientações e acrescenta que adolescentes com idades entre 11 e 18 anos devem limitar o tempo a até 3 horas por dia e que nunca devem “virar a noite” no celular ou no computador.
Como prevenir problemas de visão em crianças?
• Monitore o tempo que ela passa junto à tecnologia.
• Verifique a iluminação do ambiente onde o computador ou o celular está sendo usado.
• Mantenha a tela do computador limpa.
• Certifique-se de que o monitor esteja a uma distância adequada. O ideal é que esteja a 50 cm do usuário.
Ao notar que a criança está com alguma dificuldade para enxergar, aproxima o rosto da tela ou “aperta” os olhos para ver melhor, não hesite em consultar um médico oftalmologista.
Fontes:
O oftalmologista é o agente catalisador do processo de reabilitação visual....
Uma dificuldade para ler um texto aqui, outra, para focar um letreiro mais distante ali... Não enxergar com nitidez pode ser um alerta....
Conselho Brasileiro de Oftalmologia alerta para risco de complicações oculares após uso de pomadas modeladoras...