Óculos de sol são belos acessórios e fazem parte do nosso dia a dia. É grande a variedade de modelos presente no mercado, mas seu propósito vai muito além da moda. Eles são verdadeiros aliados quando o assunto é saúde ocular. Então, a resposta é sim, ajudam e muito, mas, para isso, é importante escolher os óculos certos.
Os raios ultravioletas emitidos pelo sol podem trazer sérios riscos à saúde. A exposição prolongada é capaz de causar problemas como envelhecimento precoce e até mesmo câncer. De maneira geral, a principal preocupação é com a pele, que também deve ser protegida, mas, sem o cuidado adequado, os olhos também são afetados. Os óculos de sol têm a função de bloquear esses raios, impedindo que cheguem até a retina, além de proporcionar maior conforto à visão em dias mais claros e reduzir a evaporação da lágrima, prevenindo, dessa forma, o ressecamento dos olhos.
Óculos falsos ou de procedência duvidosa, além de não cumprirem a função de proteger os olhos, ainda podem causar sérios danos e comprometerem a visão seriamente. Ocorre que as lentes escuras provocam a dilatação da pupila (como quando abrimos os olhos em locais com pouca ou nenhuma iluminação), fazendo com que a retina fique mais exposta. Quando os óculos não bloqueiam a entrada dos raios ultravioleta, eles atingem diretamente a retina, podendo aumentar as chances do aparecimento da catarata e da degeneração macular. O preço pode ser atrativo, mas não vale a pena arriscar a saúde dos seus olhos.
Outro ponto importante é que o uso de óculos de sol não deve ser restrito à época do verão. Em países como o Brasil, os índices dos raios ultravioletas são altos durante todo o ano, mesmo em dias nublados.
Quando escolher seus óculos, preze, principalmente, pela saúde dos seus olhos. Confira se eles contam com proteção 100% UV e compre, somente, em lojas de confiança. Estar na moda é bom, mas cuidar da saúde ocular é muito melhor!
Iniciativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, em parceria com a Secretaria de Educação do DF, atendeu mais de 600 alunos...
A avaliação ocular pode ser o ponto de partida para o diagnóstico de doenças graves, que não necessariamente têm origem...
De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 40% das causas de cegueira infantil são evitáveis ou tratáveis...