A Oftalmologia é uma das especialidades médicas que mais evoluíram em termos de tecnologia. Houve melhora na precisão do diagnóstico, no tempo de atendimento e na segurança das cirurgias. Hoje, os pacientes têm acesso a diversos tratamentos inovadores e a técnicas de última geração, como as sofisticadas cirurgias a laser.
A visão é um dos nossos principais sentidos, por meio dela temos as imagens do mundo que nos cerca. Os problemas de visão podem surgir desde o nascimento ou se desenvolver ao longo da vida. A maioria deles pode ser corrigida com o uso de óculos ou lentes de contato e cirurgia.
Astigmatismo — O problema atinge pessoas de todas as idades. Pessoas com astigmatismo enxergam objetos distorcidos tanto de longe quanto de perto. Deve ser tratado com o uso de óculos, mas casos mais graves podem fazer a cirurgia a laser.
Hipermetropia — Pessoas com hipermetropia têm dificuldades em enxergar objetos de perto. Geralmente, aparece desde o nascimento. Por isso, é muito importante ficar atento às crianças, principalmente na fase escolar. O problema é tratado com uso de lentes corretivas, mas, quando há indicação médica, a cirurgia também é possível.
Miopia — É o problema de visão mais comum no mundo e caracterizado pela dificuldade em enxergar de longe com nitidez. O tratamento é feito com o uso de óculos ou lentes de contato que ajudam a focar a imagem. A cirurgia de miopia é indicada nos casos de miopia estável. Quando o grau não para de aumentar, a cirurgia não está indicada.
Catarata — É uma das doenças oculares em que o principal tratamento é a cirurgia e o paciente pode voltar a enxergar normalmente. A catarata faz parte do envelhecimento natural dos olhos e, por isso, é mais comum em idosos. Os sintomas são visão embaçada e necessidade de mais luz para enxergar com nitidez.
Glaucoma — É causado pelo aumento da pressão intraocular (ou seja, pressão alta nos olhos), sendo assintomático na maioria dos casos. Em fase avançada, pode levar à cegueira e não tem reversão. O tratamento é feito com colírio para diminuir a pressão. Em casos graves, quando o colírio já não resolve o problema, a cirurgia pode ser realizada.
Retinopatia diabética — É uma complicação causada pelo diabetes e ocorre quando o excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. A doença não costuma apresentar sintomas, mas quando ocorre hemorragia vítrea, o paciente pode ver manchas flutuantes na visão. Se não diagnosticada e tratada precocemente, pode levar à cegueira irreversível. O tratamento consiste em aplicação de laser e medicações intravítreas nas fases inicial e intermediária da doença, e cirurgia na fase avançada. Todos os pacientes diabéticos devem fazer acompanhamento oftalmológico e a frequência deste vai ser determinada pelo médico oftalmologista.
Você sabe como funciona nossa visão? Nossos olhos podem ser comparados com câmeras fotográficas...
O uso de óculos de sol com um bom filtro UV deve ser considerado, assim como são os cremes que protegem o corpo e o rosto...
Enxergar com clareza é um dos pré-requisitos mais importantes na hora de dirigir...