Por terem uma estrutura muito delicada, os olhos quando sofrem traumas, como pancadas, perfurações e queimaduras, podem comprometer a visão e, por isso, necessitam de atendimento médico, mesmo que pareça algo não muito grave. Existem vários tipos de trauma no olho, mas toda lesão deve ser avaliada por um médico oftalmologista. Não tente tratar o machucado por conta própria, pois pode agravar a situação.
Entre as causas mais comuns de traumas oculares, estão agressões em geral (socos, pontapés, etc.); cortes ou coceiras; pancadas em atividades esportivas, bolas ou outros equipamentos; queda dentro de casa ou na rua; entrada de corpos estranhos (insetos, areia, poeira e outras partículas); acidentes domésticos ou com animais; acidentes de trânsito; perfuração por objetos pontiagudos (pedaços de madeira, prego, vidros, projéteis, etc.) no ambiente de trabalho; respingos de produtos químicos; e outras.
O que fazer em casos de traumas oculares
Pancadas ou batidas fortes podem provocar o descolamento da retina, que se não tratado pode levar à cegueira. Com uma pancada no olho, também é possível ocorrer o surgimento de uma mancha de sangue devido ao rompimento de vasos sanguíneos. Então, procure atendimento oftalmológico o mais breve possível.
Em lesões por entrada de corpo estranho, evite esfregar os olhos. Caso o corpo estranho esteja móvel (areia, cílios, poeira, etc.), pisque os olhos para estimular o lacrimejamento, de modo que o corpo estranho se desloque até sua saída. Se o corpo estranho não se deslocar com o piscar ou em caso de fragmentos, não tente remover ou realizar qualquer tipo de tratamento, pois pode agravar o quadro. O médico oftalmologista deve removê-lo no consultório e, em casos mais graves, pode ser necessário fazer uma cirurgia.
Em caso de queimadura com produtos químicos, é importante tentar reduzir o tempo de contato do olho com o produto, lavando com bastante soro fisiológico e, se não for possível, com água, e procurar assistência médica. Perfurações necessitam de atendimento no pronto-socorro o mais rápido possível.
Prevenção é a melhor forma de evitar trauma nos olhos
Os traumas oculares são responsáveis por mais de 500 mil casos anuais de cegueira no Brasil. Então, a melhor forma de evitar um trauma no olho é a prevenção.
• Use óculos de proteção quando for exercer alguma atividade de risco.
• Utilize protetores para a prática de esportes que possam machucar os olhos.
• Use cinto de segurança no carro.
• Não permita que as crianças brinquem com objetos pontiagudos, assim como que os animais de estimação fiquem muito próximos do rosto delas.
• Ensine as crianças a não brincar de atirar objetos contra o rosto ou olho das pessoas. • Tenha cuidado ao manejar produtos químicos ou de limpeza.
• Mantenha as panelas fechadas ao cozinhar, evitando que líquido respingue e cause alguma queimadura nos olhos.
• Não tenha o hábito de coçar os olhos. Além do ato poder provocar lesões, ainda leva ao surgimento de doenças oculares, como o ceratocone.
No Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, existem mais de 13 milhões de pessoas com doenças raras...
Certamente, você já ouviu falar sobre o quanto o diagnóstico precoce é importante. Ele acontece quando uma doença é identificada ainda ...
Vista embaçada, dor de cabeça após esforço visual, dificuldade de enxergar e fotofobia (sensibilidade à luz) são alguns dos sintomas...